sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Piloto Privado

Iniciar na carreira de piloto não é nada fácil!
Antes de tudo é necessário muita força de vontade, durante todos o processo dezenas de coisas contribuem para a desistência de muitos candidatos entre elas, preços altos das horas de voo, dificuldades de conseguir emprego, que nem sempre depende de um bom currículo, mas de uma boa indicação, oscilações do mercado e outros fatores que quem se aventurou por seguir esta carreira conhecem muito bem, mas no fim de tudo, quem conseguir passar por tudo isso, no fim, vale a pena.


Para os desejosos em ingressas na carreira seguem a baixo os primeiros passos.


A primeira habilitação necessária a um piloto é chama de Piloto Privado. 
O piloto privado não poderá trabalhar remuneradamente como piloto, mas estará habilitado a voar. Para trabalhar como piloto, o piloto privado deverá tirar a habilitação de piloto comercial, informarei mais detalhes no post seguinte. Abaixo seguem os passos necessários para conseguir a habilitação de PP Piloto Privado.


1. Fazer um curso preparatório para a banca da ANAC. Esta banca, consiste na realidade de provas que o candidato faz referente as cinco matérias, meteorologia, teoria de vôo, conhecimentos técnicos de aeronaves, regulamento de tráfego aéreo e navegação. Para a fase de piloto privado, o curso não é obrigatório. O candidato pode comprar livros e apostilas das matérias e estudar por conta própria. Os valores dos curso preparatórios variam em média de R$ 1.500,00 a R$ 2.000,00, dependendo da escola e região do país. Os cursos não garantem aprovação pois são apenas preparatórios.


2. Passar na banca da ANAC. As chamada bancas são exatamente a realização das cinco provas referente as matérias. Para isso candidato deverá pagar uma taxa de R$ 50,00 (Cinqüenta Reais) por cada matéria, ou seja, R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta Reais). Cada prova consiste de vinte questões de múltipla escolha. A nota mínima a ser alcançada em cada prova é 7,0 (sete), ou seja, o candidato deverá acertar no mínimo 14 questões em cada prova. O candidato poderá obter nota inferior a 7,0 e diferente de 0,0 (zero) em até duas matérias para poder realizar a chamada 2ª época. Os candidatos de segunda época podem repetir apenas as provas referente aquelas matérias 15 (quinze) dias após ter realizado a banca. Se o candidato tirou menos do que 7,0 (sete) em mais de duas provas ou em uma das provas de segunda época, o candidato será reprovado e deverá repetir todas as 5(cinco) provas. Tanto para 2ª época quanto para repetição da banca o candidato terá que pagar a taxa de R$ 50,00 (Cinqüenta Reais) por cada matéria. Por isso a primeira economia a se fazer é estudar e passar de primeira!


3. Tirar o CCF - Certificado de Capacidade Física. Este passo pode preceder o segundo ou até mesmo o primeiro, mas para que o candidato possa realmente ter aulas práticas de vôo, o CCF é imprescindível.
O CCF é obtido nas juntas de saúde das bases militares da aeronáutica ou em locais credenciados. Consiste de uma avaliação médica com os seguintes exames: exame de sangue, exame de urina, raio-X do tórax, eletro-cardioagrama, eletro-encefalograma, teste audiométrico, raio-X da arcada dentária, teste ergométrico (candidatos maiores de 35 anos), teste psicológico e exame oftalmológico. O RBHA 67 contém todas as informações e valores atualizados.


4. O próximo passo é agora o mais caro do ponto de vista financeiro. O candidato terá que realizar no mínimo 35 horas de vôo cumprindo o programa básico de treina regulamento pelo MCA 58-3. Ao final dessa fase o candidato deverá estar voando sozinho e preparado para o voo de cheque. O voo de cheque é um voo com a presença de um checador civil ou militar que pedirá pra o aluno fazer algumas das manobras aprendidas no curso e avaliará a capacitação técnica do mesmo, pousos e decolagens.


5. Após o voo de de cheque e aprovação no mesmo, o candidado deverá pagar as taxas para emissão da carteira, brevê, e após +/- 5 dias úteis seu código já estará disponível no sistema da ANAC e dentro de mais alguns dias você receberá a sua carteira de piloto privado.


Parabéns!!! Você agora é um candidato a piloto comercial, ate a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário